"O meu primeiro Portugal"

-----------------
de José Jorge Letria
--------
Duas turmas de 3º ano e uma de 4º estão a trabalhar esta obra desde o final do mês de Outubro e continuarão por muito mais tempo, pois como se pode ler na contra capa

Contar Portugal aos mais pequenos é um desafio de peso, sobretudo porque se trata de um exercício de memória projectado para o futuro e de lançar à terra uma semente que pode levar, os que ainda há pouco chegaram, a conviver com os conceitos de "pátria", "povo", "passado" e "destino".


Nasci em Guimarães, num castelo ao qual gosto sempre de voltar, pois foi esse o meu berço e a minha casa durante muitos anos da minha longa vida. ...

O livro começa assim e, até ao final, Portugal fala na primeira pessoa, contando a sua história e falando de muitos e muitos portugueses que se tornaram importantes em várias áreas do conhecimento.

Na tentativa de dar corpo a esta personagem, os alunos foram convidados, com base em tudo o que ouviram e leram, a criar uma "fotografia" de Portugal.

Apresentam-se de seguida os trabalhos que foram analisados por um júri formado pelos delegados e subdelegados das 3 turmas e ainda por um aluno de uma das turmas de 4º ano.


0 comentários: